00:00:00
15 Sep

Por que doar roupas? Por Atílio Renato Sampaio Raggio

Já ouviu falar sobre a “Campanha do agasalho”? São diversas instituições que assumem essa campanha, desde igrejas até os condomínios e instituições de ensino. Mesmo com o esforço, poucos agasalhos são arrecadados, considerando a quantidade de indivíduos que precisam dessas doações.

Para Atílio Renato Sampaio Raggio, é indispensável o retorno de quem para quem doa, o sentimento de compaixão com o próximo não tem preço. As pessoas que recebem as doações de agasalhos são imenso. Há morador de rua, pessoas que não possuem condições de comprar roupas, pessoas em abrigos, e etc. Podemos observar ao longo dos anos, invernos difíceis de sair de casa. O que agrava em pessoas mais doentes, segundo a voluntária Ivone de Arruda Sampaio.

Outras pessoas que recebem as doações de agasalho são as que vivem em condições precárias e que não possuem renda suficiente para adquirir blusas e roupas mais pesadas.

Aldo Sampaio Raggio

Também é comum que instituições de caridade recebam esses agasalhos: há as casas de idosos, por exemplo, bem como os orfanatos nos quais há muitas pessoas para serem agasalhadas. Considerando que esse tipo de instituição não costuma ter tanta verba e que alguns familiares dos idosos não cooperam tanto, as doações são vitais.

Para Aldo Sampaio Raggio, algumas das campanhas do agasalho podem ajudar ainda outro tipo de público, como nos casos em que acontecem catástrofes naturais, por exemplo, ou na ocorrência de incêndios e outras situações onde as pessoas ficam vulneráveis até mesmo com relação aos agasalhos. É indicado, entretanto, que aqueles que anunciam a campanha do agasalho comuniquem claramente para quem essas roupas irão.

Renato Carlos Sampaio Raggio nos explica as vantagens.

Vantagens:

1. Mais espaço livre, por exemplo: muitas vezes, existem diversas roupas que estão sem uso há anos e até mesmo acumulando ácaros. É claro que tantas peças acumuladas também farão com que o ambiente fique desorganizado e não haverá espaço para que se coloquem outras roupas mais novas.

2. Bem-estar. Doar agasalhos também tem a capacidade de fazer com que o indivíduo se sinta mais humano. Todos nós sabemos como é desagradável sentir frio, além das desvantagens de estar doente.

3. Nos faz nos colocar no lugar do próximo.

Quando passamos coisas que já foram úteis para nós para outras pessoas, compartilhamos com elas um pouco de nossa história e damos novas oportunidades para pessoas com dificuldade financeira.

4. A Sensação de generosidade

Tem coisa melhor do que saber que uma pequena ação que você fez vai melhorar a vida de outra pessoa? Então é só deixar a preguiça de lado e fazer um pequeno esforço para que alguém se divirta ou se esquente com um objeto que já não faz diferença pra você.

5. Reduz o consumo

Doar é bom para quem pratica a ação e para quem a recebe, pois além de liberar um pouco de espaço no seu armário, muitas vezes você passa para outra pessoa uma peça em perfeito estado, poupando-a de gastar dinheiro em uma peça nova.

6. Diminui a poluição e o descarte desnecessário

Nós estamos inseridos em uma cultura de desperdício constante e isso é muito prejudicial para o meio ambiente. Ao doar peças novas ou em bom estado, você evita que essas peças terminem no lixão. Se todos adotassem esse comportamento, os lixões e aterros sanitários teriam só materiais realmente descartáveis.

7. Ajuda na prática do desapego material

Quanto mais você se acostuma a doar objetos e roupas, mais você percebe que objetos materiais não são tão importantes assim na sua vida. Ao contrário, bem mais importante é aprender a valorizar a vida do outros e a ter empatia.

Que Doar?

Vá uma igreja perto da sua casa, ou em algum local que você conhece. Outra possibilidade é buscar na Internet por campanhas do agasalho que estejam ocorrendo na cidade e há supermercados que costuma deixar uma caixa de papelão na sua entrada com a identificação de que é uma campanha. Para quem não encontrar uma campanha do agasalho em andamento, pode-se simplesmente contatar alguma instituição e dizer que há roupas para doar.

You may be interested

Mesmo com resultado negativo do IBC-Br, tendência é de recuperação gradual da economia
Economia
8 visualizações
Economia
8 visualizações

Mesmo com resultado negativo do IBC-Br, tendência é de recuperação gradual da economia

Rosana Flores - 13/09/2019

O resultado negativo do índice de atividade do Banco Central, o IBC-Br, divulgado nesta sexta-feira (13), interrompe a sequência de alta que vinha desde maio. Mas será mesmo…

Pernambuco registra 6.645 roubos em agosto de 2019
Crimes
8 visualizações
Crimes
8 visualizações

Pernambuco registra 6.645 roubos em agosto de 2019

Rosana Flores - 13/09/2019

Pernambuco contabilizou 6.645 roubos, em agosto de 2019, de acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS). O número, divulgado nesta sexta-feira (13), é 13,28% menor do…

Adolescente de 15 anos passa nove meses esperando gêmeos e após parto recebe apenas um bebê
Pernambuco Agora
8 visualizações
Pernambuco Agora
8 visualizações

Adolescente de 15 anos passa nove meses esperando gêmeos e após parto recebe apenas um bebê

Rosana Flores - 13/09/2019

"Imagina o meu neto crescer pensando que o irmão dele foi levado? Se for erro das clínicas, vamos aceitar, mas se tinha outro bebê, vivo ou morto,…

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Most from this category