00:00:00
15 Sep

Linha Centro do Metrô do Recife é paralisada e 17 estações são fechadas após problemas técnicos

A Linha Centro do Metrô do Recife amanheceu sem funcionar, nesta terça-feira (27). Além do problema elétrico que afetou as estações no Ramal Camaragibe na segunda-feira (26), a quebra de um cabo no Ramal Jaboatão resultou no fechamento de 17 estações, de acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). 

No Ramal Jaboatão, onde um cabo foi encontrado no chão próximo à Estação Coqueiral durante a madrugada, o problema foi resolvido às 8h05. Com isso, foram reabertas 12 estações: Cavaleiro, Floriano, Engenho Velho, Jaboatão, Coqueiral, Tejipió, Barro, Werneck, Santa Luzia, Mangueira, Ipiranga e Afogados.

Continuam fechadas, até a última atualização desta reportagem, as cinco estações do Ramal Camaragibe: Alto do Céu, Curado, Rodoviária, Cosme e Damião e Camaragibe.

“O Ramal Jaboatão teve sua operação interrompida porque durante os serviços de manutenção realizados na madrugada desta terça, foi detectada uma quebra de cabo na rede aérea entre as estações Coqueiral e Tejipió, possivelmente devido a tentativa de roubo de cabos. As Linhas Sul e VLT estão em funcionamento”, diz a CBTU em nota.

Os ônibus foram reforçados para minimizar os transtornos, segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte. Ainda assim, passageiros reclamam de coletivos lotados e dificuldade para seguir viagem, como ocorreu na volta para casa na segunda-feira.

Diariamente, 250 mil pessoas utilizam a Linha Centro. Ela tem dois ramais, divididos a partir da Estação Coqueiral, um indo para Camaragibe e outro para Jaboatão dos Guararapes, ambos no Grande Recife.

Reforço nos ônibus

 
Sem Linha Centro do Metrô, passageiros enfrentam dificuldade para entrar em ônibus em terminal integrado  — Foto: Reprodução/TV Globo

Sem Linha Centro do Metrô, passageiros enfrentam dificuldade para entrar em ônibus em terminal integrado — Foto: Reprodução/TV Globo

O Grande Recife informou que, como não foi comunicado previamente pela paralisação total da Linha Centro, o reforço desta manhã foi concentrado a princípio em atender os passageiros atendidos pelo Ramal Camaragibe.

Foram ativadas as linhas especiais que fazem a ligação entre os terminais de Joana Bezerra, Afogados e Barro, além de outra que liga o TI Barro ao de Jaboatão.

Confira as linhas que foram reforçadas:

  • 232 – Cavaleiro
  • 243 – Vila Dois Carneiros
  • 346 – TI TIP (Conde da Boa Vista)
  • 370 – TI TIP/TI Aeroporto
  • 200 – Jaboatão (Parador)
  • 2450 – TI Camaragibe (Conde da Boa Vista)
  • 2480 – TI Camaragibe/Derby

Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, o passageiro pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.

 
Mapa do Metrô do Recife — Foto: Reprodução/CBTU

Mapa do Metrô do Recife — Foto: Reprodução/CBTU

Problemas

Nos primeiros sete meses de 2019, o Metrô do Recife parou e os passageiros tiveram que descer dos trens 73 vezes, segundo a CBTU. Em média, entre janeiro e julho, foram pouco mais de dez quebras a cada 30 dias. Em comparação aos sete primeiros meses de 2018, houve aumento de 28%, já que, entre janeiro e julho, houve 57 falhas.

Na manhã da quinta-feira (22), a Linha Sul do Metrô ficou paralisada durante quatro horas após uma falha elétrica. O trem quebrou próximo da Estação Shopping, segundo a CBTU. Os passageiros que estavam na composição que parou saltaram, seguindo a pé próximo aos trilhos.

Em julho, o rompimento de um cabo deixou a Linha Centro sem funcionar por dias, causando transtornos aos cerca de 250 mil passageiros que passam por ela diariamente.

Outro problema na rede elétrica afetou o funcionamento da Linha Sul do metrô no dia 26 de março. Dias antes, um trem quebrou e os passageiros saltaram nos trilhos, paralisando a Linha Centro.

You may be interested

Mesmo com resultado negativo do IBC-Br, tendência é de recuperação gradual da economia
Economia
8 visualizações
Economia
8 visualizações

Mesmo com resultado negativo do IBC-Br, tendência é de recuperação gradual da economia

Rosana Flores - 13/09/2019

O resultado negativo do índice de atividade do Banco Central, o IBC-Br, divulgado nesta sexta-feira (13), interrompe a sequência de alta que vinha desde maio. Mas será mesmo…

Pernambuco registra 6.645 roubos em agosto de 2019
Crimes
8 visualizações
Crimes
8 visualizações

Pernambuco registra 6.645 roubos em agosto de 2019

Rosana Flores - 13/09/2019

Pernambuco contabilizou 6.645 roubos, em agosto de 2019, de acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS). O número, divulgado nesta sexta-feira (13), é 13,28% menor do…

Adolescente de 15 anos passa nove meses esperando gêmeos e após parto recebe apenas um bebê
Pernambuco Agora
8 visualizações
Pernambuco Agora
8 visualizações

Adolescente de 15 anos passa nove meses esperando gêmeos e após parto recebe apenas um bebê

Rosana Flores - 13/09/2019

"Imagina o meu neto crescer pensando que o irmão dele foi levado? Se for erro das clínicas, vamos aceitar, mas se tinha outro bebê, vivo ou morto,…

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Most from this category