Desde 2018, o Dia Mundial da Criatividade movimenta cidades de várias partes do mundo, com um time de voluntários, anfitriões, parceiros, inspiradores e participantes, transformando espaços em ecossistema de criatividade e inovação em suas cidades. No Recife, pelo terceiro ano, a data será celebrada e, pela primeira vez, de forma presencial, nos dias 21, 22 e 23 de abril. O World Creativity Organization, entidade que comanda o World Creativity Day, tem a missão de construir uma comunidade global de líderes criativos, educadores, empreendedores, investidores, criadores de conteúdo, pesquisadores e outros agentes de mudança. A proposta vem em defesa da Resolução 71/284 da Organização das Nações Unidas, celebrando o dia 21 de abril – dia escolhido para festejar a criatividade – ao redor do mundo com a realização de milhares de atividades gratuitas que promovem o desenvolvimento humano. A programação completa do Recife e inscrições estão disponíveis no link: https://worldcreativityday.com/world/activities.
No Recife, o líder das ações é o artista plástico Toni Cordeiro. Para realização dos três dias de atividades na Capital Pernambucana, mais de 70 voluntários estão envolvidos. “A criatividade é um bichinho que morde e que dá uma coceira que não nos deixa parar. E foi o que aconteceu com o festival aqui na cidade. Começamos e seguimos trabalhando muito para que tudo aconteça da melhor forma possível. Tivemos alguns patrocínios, mas muito longe do precisaríamos para colocar o evento da forma que está na rua. Mas aí é que percebemos que a criatividade e os grandes parceiros que acreditaram no projeto fizeram com que ele tomasse uma proporção maior do que imaginávamos e até mesmo queríamos, por uma questão de controle e segurança. Mas ele está acontecendo e já está sendo um grande sucesso”, comemora Toni, que ainda lembra que a festa de abertura do festival será no dia 21, na Venda do Bom Jesus/Bexiga 51, no Recife Antigo, aberto ao público. “É feriado e ninguém tem desculpa. Queremos todo mundo lá”, convida.
O grande QG das ações será a Universidade Católica de Pernambuco. “Baluarte da educação superior do estado, tivemos a sorte e honra de conseguir a parceria com a Unicap, o que nos garantiu a estrutura perfeita para a realização de palestras, bate-papos e oficinas. Ao todo, serão 50 atividades realizadas no campus, com participações de nomes queridos dos mais diversos segmentos. Do jornalismo à gastronomia, o público poderá trocar conhecimentos e experiências com os jornalistas Francisco José e Beatriz Castro, a jornalista Flávia de Gusmão também é outro nome de peso que estará intermediando um bate-papo com o embaixador da gastronomia pernambucana, o chef Cesar Santos, dividindo o palco com as chefs Alessandra Gomes e Karyna Maranhão. Serão dias em que a criatividade vai tomar as nossas mentes da forma mais gostosa possível”, celebra o co-líder da WCD Recife 2025, o jornalista Carlos Pimenta.
Outra participação que também vai trazer boas reflexões e aprendizado é a da atriz pernambucana Anne Mota. Com o tema “Corações em Transição: Famílias que acolhem”, Anne e a sua mãe, Somalia Celestino, participarão de uma roda de conversa sobre a importância do acolhimento da família quando seus filhos lgbt+ se assumem. Anne é uma mulher trans e a arte começou a fazer parte da sua vida em 2016 através do seu canal no YouTube, “Transtornada” e do seu instagram @annemotareal onde é criadora de conteúdo. A jornada profissional como atriz tem início com a protagonização do filme “Alice Júnior”, sendo premiada Melhor Atriz no 52º Festival de Brasília, Melhor Interpretação no Festival Mix de 2019, Menção Honrosa de melhor performance no IMAGE+NATION Festival Film LGBTQUEER Montreal 2020 e Revelação Feminina no Prêmio Guarani De Cinema Brasileiro 2021.
Seguiram-se outros trabalhos no audiovisual, como “Beijo Adolescente” (2023 HBO MAX), “Da Ponte Pra Lá” (2023 HBO MAX), “Evidências Do Amor” (2023 Warner Bros) e mais uma vez como protagonista em “Alice Júnior 2: Férias De Verão”, em fase de pós produção.
PINTURAS E RETRATOS – Em um dos pontos mais nobres do bairro de Boa Viagem, o Colaborativa Hub, comandado pela arquiteta Ana Vasconcelos, abre as portas para a exposição Raiz e Reverso, com obras de três grandes artistas plásticos pernambucanos e uma fotógrafa venezuelana. O Espaço Colaborativa Hub é um coworking que abriga empresas de diversos segmentos e possui um espaço de convivência decorado pela própria arquiteta, onde realiza eventos, reuniões e jantares, já que o ambiente possui uma cozinha 100% funcional.
Desta vez, Ana abre a casa para receber artistas renomados e realizar um sonho. “O World Creativity Day chegou como um presente para todos nós. Sempre tive o sonho de transformar o meu espaço em mais uma galeria de arte para a cidade e agora, com esse festival, o sonho está tomando vida com obras de artistas que sou fã e tenho grande admiração. Todas as paredes foram ocupadas por obras de Daniel Dobbin, George Barbosa, Dado Cavalcanti, Tiago Amorim e a fotógrafa Gisele Carvallo e já está aberto ao público, das 9h às 17h, de segunda a sexta”, comemora Ana.
SOBRE OS ARTISTAS
Daniel Dobbin – Nascido no Rio de Janeiro e radicado no Recife, é Designer Gráfico, graduado em Comunicação Visual pela Universidade Federal de Pernambuco. Artista visual, pintor, desenhista e gravador autodidata, trabalha profissionalmente desde 1983. Já participou de várias exposições individuais, exposições coletivas nacionais e internacionais, e ganhou alguns prêmios, em destaque o prêmio de Artista Mais Promissor no XI Salão dos Novos do Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco – Olinda/PE, em 1983. Tem obras no acervo de várias entidades do Brasil e exterior, em destaque: Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco – Olinda/PE, Fundação Joaquim Nabuco – Recife/PE, Sebrae Nacional – Brasília/DF e Fundação Cultural da Guess – Los Angeles/EUA.
George Barbosa – Recifense, George é autodidata, desenhista e pintor desde de 1979, quando inicia pintando paisagens e impressionismo. Em 1982 participa da Brigada Portinari. Estudou em São Paulo com Ionaldo Cavalcanti e na Bahia com Rubens Gerchman. Participou de diversas exposições coletivas e individuais. Recebeu prêmio de pintura do Museu do Estado de Pernambuco e de desenho do MAC, Museu de Arte Contemporânea de Olinda.
Dado Cavalcanti – Dado descobriu o talento para a arte na fase mais delicada da sua vida, quando precisou fazer um tratamento contra cirrose hepática. Em meio às complicações e tratamento da doença, o radiologista e fotógrafo de formação se encontrou na pintura e na cerâmica, descobrindo-se artista plástico. Começou a carreira em 2019 e o talento não demorou a ser reconhecido. Em 2022 foi convidado para expor três dos seus quadros no Museu do Louvre, em Paris, na França, representando Pernambuco em um evento chamado Carrossel do Louvre, no Salão de Arte Contemporânea. Gisele Carvallo – Artista visual, curadora e poeta venezuelana, Gisele mora no Recife há 15 anos. Pernambucana de coração, além de fotógrafa, é formada em letras, pós-graduada em tradução e pós-graduada em Narrativas Fotográficas e do Audiovisual pela Unicap. Encontrou na fotografia a sua paixão e juntou-a com o seu amor pela poesia. É fotógrafa de paisagem e fotografia conceitual há 8 anos. Em março de 2023 publicou seu primeiro livro “Centelhas”, onde se misturam as duas paixões: a fotografia e a poesia. A artista também teve fotografias premiadas pela revista National Geographic do Brasil. Recebeu menção honrosa no Concurso Internacional The Street’21 Photography Awards, recebeu medalha de ouro na categoria retratos no concurso Brasília Photo Show 22, foi contemplada no Prêmio Sesc Guadalupe de Fotografia de Pernambuco e foi homenageada com o prêmio Alcir Lacerda em 2024.
Tiago Amorim – O artista passeia por diferentes linguagens, técnicas e texturas, também passeia por diversas referências culturais e estéticas, tanto da cultura popular, tão pulsante em Olinda, onde vive há muitas décadas, como da cultura acadêmica, sem se prender a qualquer estilo.
HOMENAGEADOS – Serão homenageados dois ícones da cultura local: Miró da Muribeca e Lenice Gomes. Miró foi um poeta conhecido por dar voz à periferia recifense e ao cotidiano da população suburbana em suas obras ao longo de sua vida. Já Lenice Gomes é educadora e autora de livros infantis. Também se dedica à pesquisa da cultura popular e à promoção de narrativas, sendo ainda fundadora e coordenadora da Cia. Palavras Andarilhas, além de curadora do projeto Noite de Histórias, na cidade do Recife.
Para este ano, o tema “Gerações Criativas: Transformando Talentos em Impacto” reflete a importância de unir diferentes gerações para construir soluções inovadoras e impactantes. Recife se transforma, mais uma vez, em um epicentro de arte, cultura e inovação. Um convite para que todos possam experienciar o poder transformador da criatividade. Afinal, a união de talentos é capaz de construir um futuro mais vibrante e cheio de possibilidades.
Serviço:
World Creativity Day
Dias 21, 22 e 23 de abril
Inscrições gratuitas Programação: https://worldcreativityday.com/brazil/recife/activities
Jogada Criativa 81992057455 [email protected]