Quem transita pelas estradas dos perímetros irrigados de Petrolina, finalmente, terá mais tranquilidade e segurança. Nesta quarta-feira (4), a secretária estadual de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista apresentou para a deputada estadual Dulci Amorim (PT) e para o ex-deputado estadual Odacy Amorim (PT), os projetos de restauração da PE-638 (Estrada do Burrinho) e da PE-639 (entre o N-5, N-3, N-1, até a BR-407) a PE-636.

Ainda integram o pacote de ações a Requalificação da Estrada de Pedrinhas, do acesso à Nova Descoberta, a partir da BR-428, além da Estrada da Tapera. A urbanização das estradas que escoam a produção do município e dão acesso às agrovilas é uma reivindicação da deputada Dulci, feita diretamente ao governador Paulo Câmara.

A deputada Dulci comemorou o anúncio do pacote de rodovias que serão restauradas pela gestão estadual. “Apresentamos essas solicitações sempre destacando que é inaceitável que os produtores, trabalhadores e moradores que precisam transitar por essas estradas continuassem expostos a acidentes. O melhoramento desses locais mostra que a Frente Popular segue sensível às demandas da população. Temos certeza que essa atenção ao Sertão tende a ser cada vez maior, com Danilo Cabral no comando do Palácio das Princesas”, defendeu a deputada.

Fernandha Batista destacou que a revitalização das PE’s é um grande desafio que, aos poucos, vem sendo superado pelo Governo Estadual. “Hoje grande parte das estradas ou estão em reconstrução ou já foram concluídas. Como é o caso da PE-635 de Afrânio e Dormentes”, pontuou a secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos.

Presente no encontro, o ex-deputado salientou a importância de outras obras estruturantes no Sertão realizadas pelo Governo Estadual. “Tivemos ainda a Estrada do Projeto Fulgêncio, em Santa Maria da Boa Vista e da Estrada da Uva e do Vinho, que liga Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista. A atenção ao Sertão é demonstrada, não por discursos vazios, mas sim por trabalho. E é isso que importa”, finalizou Odacy.

Segurança hídrica

Além da melhoria nas estradas, que ligam a zona rural a zona urbana, a parlamentar sertaneja também tem como bandeira de luta a segurança hídrica. Por isso, outra pauta da reunião com a secretária Fernandha foi o projeto da Adutora de Afrânio e Dormentes. “A gente recebeu essa boa notícia da secretária sobre a previsão de conclusão desse verdadeiro sonho para os moradores de Afrânio e Dormentes. Até o final do mês julho esse projeto estará pronto pra sair do papel”, celebrou Dulci Amorim, acrescentando que a obra garantirá água nas torneiras para os moradores das duas cidades, assim como para quem mora nas regiões que interligam os municípios sertanejos.

Odacy Amorim também ressaltou a importância do Sistema Integrado de Saneamento Rural (SISAR) chegar nas áreas irrigadas de Petrolina. “Hoje os moradores do Nilo Coelho e do Maria Tereza recebem água bruta. Então, precisamos garantir água, não só para as propriedades rurais, mas também para consumo humano. Por isso, não basta fazer o sistema, tem que ter o SISAR para garantir água de qualidade para as pessoas”, finalizou Odacy.