O MundoGEO ocorrerá entre os dias 17, 18 e 19 de maio, de forma híbrida

 

A diretora de projetos da Agência Recife de Inovação e Estratégia (ARIES), Mariana Pontes, vai apresentar dois painéis para apresentar as ações realizadas na capital pernambucana pelo CITInova, projeto multilateral realizado pela ARIES e financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente, que tem como foco o planejamento urbano que pode criar uma cidade mais sustentável e integrada para enfrentar as mudanças climáticas, sob a ótica da tecnologia e inovação, no MundoGEO, nesta quarta-feira, 18, das 9h às 12h, no Centro de Convenções Frei Caneca, na Consolação, em São Paulo. O evento, que ocorre anualmente, acontecerá entre os dias 17, 18 e 19 de maio, de forma híbrida (forma presencial e virtual).

Na ocasião, a diretora de projetos da ARIES vai participar do painel de Planejamento Urbano Integrado com o tema Política de Habitação de Interesse Social; já o segundo painel vai abordar sobre Tecnologia e Inovação, em que vai ser apresentado o projeto Jardins Filtrantes. Os painéis serão apresentados por Mariana Pontes na perspectiva de quem usufruem diretamente dos produtos que estão sendo desenvolvidos, que vai contar com uma exposição das ações em estandes. Ainda no local, a ARIES vai apresentar uma maquete e vídeos explicando o funcionamento dos projetos. “Também vamos divulgar as ações do projeto e conversar um pouco sobre a ideia de metodologias”, afirma.

Pontes explica que a ideia é realizar uma troca de experiências, apresentar o que o projeto está fazendo e como ele pode contribuir para outras cidades a partir da aplicação dos projetos-pilotos na capital pernambucana. “Vamos participar de dois painéis. O primeiro painel é sobre Planejamento Urbano Integrado, onde a gente vai discutir um pouco sobre tudo que estamos fazendo para contribuir na política habitacional da cidade. Estamos desenvolvendo o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para implantação de unidades de Habitação de Interesse Social e Habitação de Mercado na cidade do Recife, que está sendo desenvolvido próximo à prefeitura”, ressalta.

“Vamos também discutir sobre e inovação e a ARIES levará a experiência do projeto Jardins Filtrantes, que são uma solução baseada na natureza e tecnologia sustentável para realizar um processo de fitorremediação para a limpeza da água poluída, e está sendo executado desde fevereiro, no Parque do Caiara, no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife. Neste painel vamos ainda contar com a presença do secretário de Meio Ambiente, Carlos Ribeiro. Durante esse painel vamos mostrar o que o projeto está desenvolvendo em termos de tecnologia que podem contribuir para a questão do meio ambiente e também o que conseguimos contribuir para outras cidades”, acrescenta. Apesar de não apresentar nos painéis, o presidente da ARIES, Marcos Baptista, vai acompanhar a equipe no evento.

MundoGEO – O evento MundoGEO oferecerá na edição deste ano, cursos, seminários e uma feira de tecnologia, e tem como foco apresentar as melhores soluções de coleta da realidade (usando satélites, aviões, drones e estações terrestres fixas e móveis), processamento de imagens usando inteligência artificial e visualização e análise das informações usando os recursos 3D como Realidade Virtual (RV), Realidade Aumentada (RA) e gêmeos digitais.