Pesqueirense, é índio da Tribo Xukuru do Ororubá e em sua carreira política foi o prefeito mais bem votado da história de Lajedo, de 2013 a 2020. Foi reeleito no município e formou até sucessor para seguir o seu legado em Lajedo.

Rossine é delegado de polícia e ficou famoso por sua atuação forte no Agreste de Pernambuco, especialmente em Caruaru, Cachoeirinha, Lajedo São João e Belo Jardim.

Como administrador possui um estilo de decisão diferenciado. A influência de sua origem na vida profissional foi preponderante. Tanto que em todas as esferas que comandou, o Delegado Rossine impôs uma liderança dinâmica e eficaz. A personalidade dele sempre foi de defensor do mais fraco, promover a paz e a Segurança Pública, além de se contrapor aos poderosos e opressores.

Nome respeitado e muito conceituado no Agreste. Forte defensor das causas indígenas, Rossine é o primeiro índio à conquistar uma cadeira na Alepe.

O Delegado Rossine age com otimismo, sempre disposto e sem medo de assumir maiores responsabilidades, tem sensibilidade e respeito a seus semelhantes.