Projeto une oficinas, fotografia e outras ações para engajar jovens pernambucanos na sustentabilidade
Desde 13 de maio, estudantes da rede pública do Recife, em Pernambuco, participam do projeto PEC – Eu Faço Parte – 2º Edição, iniciativa que combina arte, educação ambiental e tecnologia para promover a conscientização sobre a sustentabilidade. Realizado pelo Ministério da Cultura e pela Cultura Ambiental Produções, através da Lei de Incentivo à Cultura, o projeto tem como foco aproximar alunos do Ensino Fundamental e Médio de temas como preservação de ecossistemas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU. As atividades ocorrem até 13 de junho e são patrocinadas pela Wilson Sons.
“A fotografia é uma ponte entre a arte e a realidade. Nessas oficinas, os jovens não apenas aprendem sobre enquadramento e iluminação, mas também descobrem como interpretar criticamente o ambiente onde vivem, identificando desafios e soluções para questões como poluição e conservação da biodiversidade”, explica Fernanda Toledo, diretora da Cultura Ambiental Produções. Ela ainda destaca que todo o conteúdo das aulas será gravado e disponibilizado gratuitamente online, ampliando o acesso ao conhecimento.
Do virtual ao real: alunos exploram biomas e geram impacto local
As atividades incluem oficinas de fotografia digital, onde 60 participantes aprendem técnicas básicas de composição fotográfica, tratamento de imagem, técnicas de iluminação, entre outras. Nas oficinas de educação ambiental, eles debatem soluções práticas para problemas locais, como o manejo de resíduos e a proteção de manguezais. Os estudantes também criarão projetos para a Feira de Ideias, competição que premiará as melhores propostas de mudança de hábitos sustentáveis. A imersão em realidade virtual permitirá que explorem biomas como a Mata Atlântica e os corais recifenses, enquanto a visita a uma unidade de conservação na região oferecerá a oportunidade de registrar a fauna e flora em fotografias que comporão uma exposição itinerante.
“A Wilson & Sons acredita que investir em educação ambiental é construir um legado. Ao apoiar iniciativas como esta, não apenas capacitamos jovens a serem protagonistas de mudanças, mas também reforçamos nosso compromisso com um futuro mais verde e inclusivo para o Recife”, afirma Wagner Ramos – Coordenador de Responsabilidade Social da Wilson Sons.
O Projeto se alinha ao ODS 4 ao promover educação de qualidade por meio de oficinas práticas e tecnologia, formando estudantes como agentes de mudança. Além disso, também se conectam aos ODS 6 (preservação de manguezais), 12 (consumo consciente), 14 (proteção de ecossistemas costeiros) e 17 (parceria com a inciativa privada para escalar impactos ambientais).
Acessibilidade e inclusão no centro do projeto
As atividades, que seguem até 13 de junho, contam com intérpretes de Libras, audiodescrição nas oficinas e monitores treinados para atendimento personalizado. O espaço físico do projeto foi adaptado com rampas, corrimãos e piso tátil, garantindo participação plena de todos os estudantes.
Cronograma
13/05 a 13/06 – ESCOLA DE APLICAÇÃO DE RECIFE – Av. Sport Clube do Recife, 252 – Madalena, Recife
Angelo Miguel | Bacuri Comunicação 1198437-9422 [email protected] www.bacuricomunica.com