Evento faz parte das comemorações dos 188 anos da Assembleia que terá sessão solene hoje, às 18 horas, com homenagem aos servidores mais antigos da Casa.
Como parte da programação do aniversário de 188 anos da Casa Joaquim Nabuco, completados oficialmente no sábado (1º), a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) promoveu no domingo (02) um passeio ciclístico para funcionários, familiares e público em geral. Mais de mil pessoas participam do evento. Foram distribuídos 400 kits ciclistas para os servidores e familiares e 1.100 para os demais participantes.
O passeio percorreu 5 km saindo da Rua da Rua da União, em frente ao edifício Miguel Arraes, passando pela Aurora, Prefeitura do Recife, pontes e ruas do Recife Antigo e retorno à Rua da União. Houve sorteios de mensalidades em academias e de uma bicicleta. A Alepe ofereceu ainda aferição de pressão e glicose, aula de alongamento, manutenção de bike e banho de mangueira no final do evento.
Em entrevista à imprensa, os ciclistas aprovaram a iniciativa e pediram que mais circuitos sejam incluídos no calendário oficial da cidade. Para o jornalista Carlos Gamboa, o esporte é uma atividade que o poder público precisa incentivar. “Deveria ter um calendário esportivo não apenas na Alepe, mas em outras repartições públicas para que a população entenda a importância da atividade física. É através do esporte que a gente ganha vários benefícios para a saúde e evita que o cidadão se torne uma pessoa doente, vá para os hospitais e não tenha qualidade de vida” comentou.
A funcionária pública Carla Matos avaliou como positiva a iniciativa do passeio, sobretudo por ter sido aberto à população. “É importante as pessoas investirem na mobilidade. Além de estarmos ajudando o meio ambiente, tem a questão da saúde e do lazer. Espero que haja mais eventos como esse promovido pela Alepe “, pediu. O aposentado Paulo Vinicius de Miranda, 68 anos, defendeu que programações como a promovida pela Alepe se ampliem cada vez mais no estado. “Atividades ao livre são importantes não apenas para os idosos como para as pessoas mais novas. Ter saúde é primordial”, destacou.
Organizador do evento, o Superintende Geral da Alepe, Isaltino Nascimento, destacou a importância de o evento contar com a participação da sociedade. “É um compromisso que tem a Mesa Diretora, em especial a primeira secretaria e a presidência da Alepe, de fazer com que a Assembleia tenha interação com a sociedade, dialogando com vários públicos. Além do cuidado com o meio ambiente e da saúde, o passeio ciclístico deu à população a oportunidade de conhecer a Assembleia. Nosso objetivo é atender bem a população”.
Para o superintende de Saúde da Alepe, Wildy Ferreira Xavier, eventos como esse são importantes para despertar nas pessoas a necessidade de cuidar da saúde física e mental e ao mesmo tempo abrir as portas da Alepe para a participação popular. “A ideia é promover outras atividades abertas ao público visando o bem-estar da população “, disse Wildy.
Um dos participantes do passeio, o deputado João Paulo (PT) entende a iniciativa da Mesa Diretora como uma forma de “valorização da prática democrática”, “Esta atividade acende ainda mais a esperança e a importância da continuidade da democracia. O Parlamento é um desses símbolos fortes. É uma forma de a Assembleia estar em contato com o povo, de juntar pessoas e de promover saúde”.