Valorização profissional, melhores condições de trabalho, avanço do sistema didático e prioridade na qualidade de ensino e aprendizagem dos estudantes. Com essas premissas, a Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu dois importantes eventos que irão beneficiar tanto o corpo docente como o discente do município. Em cerimônia realizada no Centro de Formação Professora Nadir da Costa Monteiro, no Centro de Ipojuca, a prefeita Célia Sales lançou a TV Educa Ipojuca, que, em parceria com a TV Nova, irá transmitir para os alunos da rede aulas diárias na programação da emissora. Todo o conteúdo, de quatro horas por dia, sendo duas pela manhã e duas à tarde, está sendo produzido por educadores da própria rede municipal. A veiculação começa já na próxima segunda-feira (06). 

“Nós estamos fazendo história na educação de Ipojuca e cada um aqui faz parte disto. A concretização de um espaço na TV aberta para a educação ipojucana significa mais acesso à educação para todos os alunos, sobretudo para os da área rural e para os que não têm muito acesso às tecnologias digitais”, destacou a prefeita Célia Sales. Segundo o secretário de Educação do Ipojuca, Francisco Amorim, nos próximos dias, haverá a divulgação massiva nas escolas para mostrar como sintonizar a emissora no canal 46.2. Além disso, todo o conteúdo também estará disponível no canal do YouTube da Secretaria de Educação. “Isso é marcar a educação de Ipojuca e dizer para todos que o município tem uma TV específica para tratar de educação. Essa ação não é mais para os cerca de cinco mil estudantes que a gente não conseguia chegar, ela será para rede toda”, disse Francisco. Mais de 200 aulas, beneficiando todas as modalidades de ensino, já foram produzidas pela equipe. 

*Acesso digital* – Além da TV Educa Ipojuca, a prefeita Célia Sales também promoveu a entrega simbólica dos recursos e dos computadores que serão utilizados por todos os professores efetivos, ligados à formação continuada e professores temporários da rede. O ato significou um investimento superior a R$4,9 milhões na aquisição de equipamentos tecnológicos, auxílio tecnológico para compra de notebooks e contratação de serviços de Internet, garantindo que os educadores ipojucanos possam desenvolver suas aulas e produzir os conteúdos com maior qualidade. No total, são cerca de 1.400 professores beneficiados, sendo 700 temporários e 700 efetivos. 

“Fazemos isso porque acreditamos que uma educação de qualidade depende das condições dadas aos professores, além, claro, de um comprometimento de cada um dos que fazem a Secretaria de Educação em dar o seu melhor sempre. Que estes notebooks sejam muito bem aproveitados por vocês e que os alunos sintam a diferença para melhor em cada aula que vocês darem”, disse a prefeita. Representando os professores, o educador Gustavo Mendonça, que dá aula na Escola Municipal Mário Júlio do Rêgo, celebrou a iniciativa. “É mais um investimento na categoria para que possamos desenvolver uma boa prática de ensino para os alunos da rede. Não são todos os municípios que fazem isso. Tenho muito orgulho ser professor em Ipojuca”, frisou. Os atos também contaram com a presença da vice-prefeita Patrícia Alves, os secretários Puran Medeiros (Desenvolvimento Econômico e Comunicação), Osvaldo Morais (Defesa Social), Diego Araçá (Juventude), e Ana Paula Guimarães (Chefe de Gabinete).