A governadora Raquel Lyra (PSDB) recebeu, ontem (27), a reitora da Universidade de Pernambuco (UPE), Maria do Socorro Cavalcanti, e o vice-reitor, José Roberto de Souza, para discutir ações que serão desenvolvidas pela instituição e os principais problemas que a atual gestão da unidade de ensino tem enfrentado. A secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauricélia Vidal, participou da reunião, realizada no Palácio do Campo das Princesas.
Durante o encontro, entre outros assuntos, foi abordada a necessidade de aplicação de recursos para expansão da universidade, como a interiorização das atividades acadêmicas, sobretudo para o Agreste, visando o desenvolvimento da região. Ainda foram discutidos novos investimentos e ações de curto, médio e longo prazo.
“Discutimos a estruturação da UPE. Temos pontos críticos, como o Cisam e a Faculdade de Odontologia, que foram deixados de lado e precisam ser colocados como prioridade. Falamos também sobre a expansão e interiorização da instituição, com o Campus da Mata Sul. Vamos trabalhar com a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação para identificar um planejamento estratégico para que a UPE seja, de fato, um braço para o desenvolvimento do nosso estado”, afirmou Raquel Lyra.
Na ocasião, Maria do Socorro expôs demandas para melhoria da universidade. “Trouxemos propostas dos nossos hospitais universitários. Tratamos, por exemplo, da infraestrutura da Faculdade de Odontologia, que atualmente está distribuída em três locais, e é importante que tenhamos um único espaço para oferecer um curso de melhor qualidade aos alunos”, comentou.