Você sabe seu somatotipo?

Você já ouviu falar em somatotipo? O somatotipo é uma técnica de classificação corporal que dividiu a propôs a divisão em três quesitos:

1.magreza
2.musculatura
3.adiposidade

Esse padrão de classificação foi criado em 1940 por William Sheldon que definiu três classificações básicas de tipo corporal:

Ectomorfo
De acordo com a médica Drª Beatriz David os ectomorfos tem ombros, peito e quadril estreitos, pouco volume em braços e pernas e um metabolismo acelerado. São aqueles que tem dificuldade para ganhar peso, tanto em massa magra quanto em massa de gordura. É esguio e magro. Normalmente não tem bom desempenho em atividades de potência e força – mas modalidades que requerem resistência são as ideais. Como possuem metabolismo acelerado, devem comer mais e com maior frequência que os demais indivíduos de outros somatotipos – além disso, os treinos com peso devem focar em intervalos de descanso maiores.

 

Mesomorfos
São os indivíduos que possuem estrutura atlética, com facilidade para ganhar massa muscular e pouca gordura corporal. Treinos de força são ideais, podendo ser mais longos e com menores intervalos de descanso.

 

Endomorfos
São indivíduos que tem o metabolismo mais lento e mais facilidade para ganhar massa de gordura. Atividades físicas que exigem muita resistência e agilidade/velocidade não são ideais – normalmente são mais aptos a atividades de força, como levantamento de peso. Como tem metabolismo lento, uma adequação alimentar e treinos que priorizem aumentar o metabolismo (como o HIIT) são os ideais.

By Giseli Aguiar

Você pode gostar