Moradores podem procurar os imunizantes na quadra da Escola Aécio Barros de Oliveira, no Centro ou em uma das 5 Ubs do município

A prefeita de Jaqueira, na Mata Sul de Pernambuco, Ridete Pellegrino, anuncia que a partir desta segunda-feira (12), a Secretaria de Saúde da cidade vai realizar um mutirão para ampliar a campanha de vacinação contra a gripe. Todos os moradores, acima de 6 meses de idade, podem ser imunizados na quadra da Escola Aécio Barros de Oliveira, no Centro ou em qualquer uma das 5 Ubs da Cidade, das 8 às 13h. Nesta semana, o município começa também a aplicar a segunda dose da vacinação contra a Covid-19, de acordo com o intervalo dos jaqueirenses que já receberam a primeira vacina.

 

Segundo Thaís Pellegrino, secretária de Saúde do município, a vacina contra a gripe protege contra os vírus Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B. “Quem já tomou algum tipo de vacina contra a covid-19 deve esperar 15 dias para receber a vacina. Para quem testou positivo para o coronavírus, precisa aguardar o intervalo de 30 dias”, alerta a secretária.

Ainda segundo Thais, as pessoas que apresentam doença febril aguda, moderada ou grave, exemplos de casos da covid-19, ou reações da vacina contra o vírus, devem esperar o fim do sintoma.

A prefeita do município, conta com a colaboração de toda população para procurar as unidades de saúde e respeitar o calendário vacinal. “Seja a vacina contra a gripe ou a covid-19, se chegou sua hora, não pense duas vezes! A única escolha nesse momento é qual braço a dose será aplicada”, disse Ridete Pellegrino. A gestora reforçou que o município conta com cinco pontos: (PSF 1) Jaqueira, (PSF 2) Frei Caneca, (PSF) 3 Alto da Boa Vista, (PSF 4) Lage Nova e (PSF 5) Dorinha Rodrigues.

Para receber as duas vacinas (contra a gripe e covid), o público deve apresentar documento de identificação original com foto, comprovante de residência, CPF e cartão do SUS.

Vacinômetro em Jaqueira:

De acordo com o último boletim da Secretaria de Saúde de Jaqueira, emitido na última sexta-feira (9), o município conta com um total de 4.910 doses aplicadas, entre primeira e segunda dose.