Lula sabia de Gonçalves Dias no Planalto

O presidente Lula tinha conhecimento da presença do ministro Gonçalves Dias (GSI) no Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro deste ano, quando da invasão do prédio-sede da Presidência da República.

Nesta quarta-feira (19), a CNN Brasil veiculou imagens que mostram o ministro circulando tranquilamente entre os invasores. Em dado momento, servidores do GSI até cumprimentam os golpistas.

Segundo fontes ouvidas pelo Bastidor, o próprio general da reserva havia informado o presidente de sua presença no Planalto naquele dia. De acordo com os relatos, Gonçalo Dias dissera a Lula que estava no prédio para ajudar na conteção de danos ao patrimônio público.

Lula, porém, não viu os vídeos em que o ministro aparece, segundo esses relatos. Mas o presidente tinha conhecimento das imagens. E publicamente reclamara de conivência de militares responsáveis pelo prédio público e servidores do GSI.

Em nenhum momento desde então, o presidente questionou seu ministro. Antes, porém, exonerou o general do Exército Gustavo Henrique Dutra de Menezes, que chefiava o Comando Militar do Planalto.

Gonçalves Dias é um dos militares mais próximos de Lula. Foi ele quem chefiou a segurança da Presidência da República durante os dois mandatos do petista. Tem sua confiança.

Ele foi o responsável pelo esquema de segurança de Lula durante a campanha eleitoral e serviu de interlocutor com a caserna enquanto Jair Bolsonaro pressionava seus comandantes a desqualificar as eleições .

By King post

Deixe um comentário

Você pode gostar