Nesta quinta-feira (6), o ex-prefeito de Petrolina, Odacy Amorim participou de uma reunião no Ministério Público de Pernambuco. Odacy foi recebido pela promotora de Justiça de Defesa da Cidadania, Rosane Moreira Cavalcanti.

Na reunião, o ex-prefeito falou sobre as condições da água do município, que voltou a chegar salobra nas torneiras. Odacy apresentou ao MP imagens aéreas que mostram o trecho do Riacho Vitória que rompeu e está desaguando no Rio São Francisco, perto da captação da Compesa.

Depois do encontro, o ex-deputado falou da situação nas redes sociais. “É inadmissível que uma cidade tão rica e próspera como Petrolina esteja com a sua população ingerindo água salobra. Por isso, estive no Ministério Público de Pernambuco para discutir essa questão. Em 2008, quando fui prefeito, enfrentamos uma situação parecida e, com poucos recursos e muita força de vontade, resolvemos o problema. Espero que as autoridades municipais possam priorizar os anseios dos petrolinenses, especialmente os mais humildes”, postou Odacy.

Bem antes dessa denúncia, em 2016, Odacy Amorim já havia buscado apoio do MP para resolver essa problemática que voltou a surgir na cidade. Na ocasião, representantes da prefeitura de Petrolina, Compesa e da Codevasf firmaram um acordo. No entanto, até o momento, a situação não foi resolvida.

Mas, a partir de agora, o MP deve atuar em duas frentes: chamar a gestão do município para resolver, de maneira emergencial, a questão da água salobra e, a longo prazo, buscar a revitalização do Riacho Vitória junto a todos os órgãos competentes.